You are here

CorKnow: investigação integrada sobre o sobreiro e a cadeia da cortiça

A fileira do sobreiro e da cortiça foi seleccionada como uma linha temática de investigação, integrando o ecossistema, a espécie e a cortiça, tendo em conta os principais desafios que se colocam à floresta e à indústria. O quadro de referência para o programa de investigação e o delineamento metodológico inclui a adaptação a mudanças climáticas, a sustentabilidade multidimensional, a dinâmica dos padrões e exigências societais e de mercado, assim como as necessidades de conhecimento e de inovação neste sector.

A linha temática analisa os ecossistemas florestais com sobreiros e a sua gestão multifuncional, estuda o crescimento do sobreiro e a produção de cortiça, e faz uma caracterização profunda da cortiça como material, incluindo a sua transformação e desenvolvimento de novos produtos, e integrando aspectos económicos, históricos e societais. O estabelecimento de redes e transferência de conhecimento são também parte do programa.

As principais áreas são:

  • 1. As florestas de sobreiros e as mudanças climáticas
  • 2. Gestão multifunctional das florestas de sobreiros num quadro de mudança global
  • 3. Do conhecimento fundamental sobre a cortiça ao desempenho dos produtos
  • 4. Da actual economia do sector da cortiça às futuras exigências societais e ambientais
  • 5. Redes e transferência de conhecimento


CorKnow inclui as equipas, competências e infraestruturas de investigação dos quatro Grupos de Investigação do CEF (ForEco, ForBio, Forchange e ForTec). Esta linha temática integrará também projectos de investigação do programa doutoral SUSFOR.

Corknow
Corknowy
Corknowy
Corknow