You are here

Áreas de Investigação ForChange

O grupo ForChange baseia-se em 5 áreas de investigação multidisciplinares:
  • 1. Inventário e monitorização de ecossistemas florestais
  • 2. Estudo dos impactos da silvicultura nos ecossistemas florestais.
  • 3. Modelação dos ecossistemas florestais.
  • 4. Técnicas e métodos de optimização.
  • 5. Simuladores florestais e sistemas de apoio à decisão.


1. Inventário e monitorização de ecossistemas florestais

Esta área de investigação foca o melhoramento das metodologias de inventário florestal bem como as técnicas de imputação de dados a áreas não inventariadas. Utiliza uma abordagem que combina dados de campo com detecção remota.

2. Estudo dos impactos da silvicultura nos ecossistemas florestais

Este campo de investigação tem como principal objectivo o aumento do conhecimento visando o melhoramento dos modelos de crescimento que constituem o cerne dos simuladores florestais. A investigação assenta em dados de campo provenientes de diversas estruturas incluindo ensaios intensamente monitorizadas para recolha frequente de dados fisiológicos, clima, solo e água; e num conjunto de parcelas permanentes para medições biométricas.

3. Modelação dos ecossistemas florestais

Esta área centra-se no desenvolvimento de modelos de crescimento e produção empíricos e de base processual aplicáveis ​​aos ecossistemas florestais mais importantes em Portugal, bem como na modelação da ocorrência e impacto de distúrbios (eg. fogo, pragas e doenças).

4. Métodos e técnicas de optimização

Nesta área focam-se técnicas e metodologias de optimização, nomeadamente: a) a programação de modelos de programação dinâmica e programação inteira mista com o intuito de integrar o risco de incêndio e o planeamento da gestão florestal; b) metodologias baseadas na Fronteira de Pareto para o planeamento de gestão florestal multiobjectivos; c) arquitectura de sistemas de apoio à decisão; d) metodologias de apoio ao desenvolvimento de políticas florestais.

5. Simuladores florestais e sistemas de apoio à decisão

Esta área representa o “produto final” da investigação do grupo, integrando o conhecimento e a informação reunidos nas áreas de investigação acima referidas, bem como nas outras linhas de investigação do CEF. O objectivo é o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão que assistam o planeamento e a gestão florestal a diferentes escalas desde o povoamento ao pais e disponibiliza-los para o público. Um bom exemplo é o sitio da internet FCTools onde os utilizadores podem descarregar alguns simuladores florestais e ferramentas.

Forest inventory methodologies
Forest simulators and decision support systems
Understanding forest ecosystems functioning
Understanding forest ecosystems functioning
Forest simulators and decision support systems

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia