ForChange: Gestão de Ecossistemas Florestais num ambiente de alterações globais

O ForChange lida com a gestão de florestas do Sul da Europa e do Mediterrâneo integrando uma variedade de ecossistemas que vai desde as plantações intensivas para produção de madeira, os sistemas agro-florestais e as florestas de proteção para estabilização de dunas costeiras. O objectivo principal do grupo de investigação é o desenvolvimento de modelos, métodos e sistemas de apoio à decisão capazes de integrar uma gama de conhecimentos multidisciplinares de modo a melhorar a gestão de ecossistemas florestais Atlânticos e Mediterrânicos.

O ForChange colabora intensamente com grupos de investigação internacionais como é evidenciado pela sua participação e coordenação em diversos projectos Europeus e Acções Cost, bem como projetos com parceiros não Europeus. Os membros do grupo estão também activamente envolvidos na Internacional União de Organizações de Investigação Florestal (IUFRO), na Federação Agro-florestal Europeia (EURAF) e no Instituto Europeu da Floresta (EFI), nomeadamente nas delegações Atlântica (EFIATLANTIC) e Mediterrânica (EFIMED). A Investigação é desenvolvida em colaboração com as partes interessadas Portuguesas como o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), associações de proprietários florestais, pequenas e medias empresas e a indústria.

Margarida Tomé

Coordenadora do Grupo