You are here

Apresentação do Projecto Nobel: Novos modelos de negócio e mecanismos para a oferta sustentável e para o pagamento de serviços de ecossistema.

03/07/2019 - 16:40

 

O projecto NOBEL foi oficialmente apresentado no Seminário do Programa de Investigação de "Valor Florestal" que teve lugar a 23 e 24 de Maio de 2019 em Helsínquia. O projecto foi um dos 17 seleccionados pela acção internacional  "Valor Florestal". O NOBEL é liderado pela Universidade de Ciências Biológicas e Recursos Naturais na Áustria e terá a duração de 3 anos. O projecto envolve vários parceiros, sendo um deles o Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa, através do CEF. O coordenador da participação do CEF é o Prof. José Guilherme Borges.

Os objetivos do NOBEL envolvem:

(i) o desenvolvimento de modelos e mecanismos de negócios para a incorporação do valor socioeconómico dos ecossistemas florestais,

(ii) a combinação de ferramentas de política pública com modelos de negócios para implementação de sistemas de pagamento de serviços de ecossistemas florestais (FES),

(iii) a demonstração e comparação de abordagens alternativas para pagamentos destes serviços em 5  regiões diferentes na na Europa.

Mais informação:

https://forestvalue.org/

https://www.forestinventory.no/?p=1956