Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

O CEABN participa no DIA ABERTO NO  ISA, quarta-feira, 11 de maio, 2022.

1ª Actividade: Acácias, incêndios e energias renováveis!

A partir das 10h as  investigadoras Conceição Colaço (CEABN) e  Solange Araújo (CEF) vão receber os alunos do secundário para lhes falar sobre Acácias, Incêndios e Energias Renováveis!
As acácias são árvores exóticas que têm um carácter invasor bastante agressivo. Os seus impactos nos espaços naturais são negativos, perturbando o desenvolvimento das espécies autóctones, diminuindo a biodiversidade, sendo bastante favorecidas pelos incêndios florestais. O seu controlo é bastante difícil, mas é possível. Os estudantes vão pôr mãos-à-obra (com luvas, claro),  irão aprender alguns métodos de controlo  e ver como transformar estas árvores em biocombustíveis para gerar energia elétrica ou térmica.

2ª Actividade:  Quem anda a comer os nossos sobreiros!

Às 14:30, no CEABN, a investigadora Tara Canelo vai revelar “Quem anda a comer os nossos sobreiros!”

As azinheiras e os sobreiros estão a ser atacados por uma enorme variedade de lagartas. As folhas são o seu alimento principal mas a desfolhação afeta a produção de bolotas e a própria sobrevivência destas árvores. No entanto, a biodiversidade das lagartas é tão importante como as árvores que prejudicam e por isso é necessário serem protegidas no seu habitat natural. O nosso objetivo é encontrar um equilíbrio e a única maneira de o fazer é:
•    aumentar o conhecimento destas espécies e o seu ciclo de vida biológico
•    compreender a sua interação com o meio ambiente natural e
•    prever as alterações da sua população sob efeito das alterações climáticas.
Nesta apresentação, os alunos terão a oportunidade de conhecer e ver algumas destas lagartas nos seus diferentes estádios de desenvolvimento (Caterpillars- pupae- Butterfly). O encontro está marcado no laboratório do CEABN.

Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022