You are here

Mensagem da Presidente do ISA

Professora Doutora Amarilis de Varenes

Com mais de cem anos de existência, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) é uma escola de engenharia pertencente à Universidade de Lisboa, atualmente a maior de Portugal com mais de 45000 alunos inscritos. Oferecemos uma grande variedade de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento e também cursos de curta duração para quem pretenda melhorar as suas competências profissionais ou simplesmente frequentar atividades pedagógicas e de lazer.

O ISA está situado na Tapada da Ajuda, um espaço verde com cerca de cem hectares com edifícios onde se encontram os laboratórios e salas de aulas, o centro de informática, a biblioteca, o herbário, a associação dos estudantes (AEISA), a cantina e diversas zonas de trabalho e de convívio. No interior da Tapada situam-se ainda infra-estruturas de desporto e o Pavilhão de Exposições de construção única na Península Ibérica.

Orgulhamo-nos de ser uma das escolas universitárias com melhores indicadores científicos da universidade portuguesa, em resultado do trabalho realizado pelos nossos professores, investigadores, alunos e técnicos em colaboração com várias outras organizações nacionais e internacionais e em parceria com empresas e associações de agricultores.

Preparamos os nossos alunos para que eles dominem as ciências base e usem as ferramentas da engenharia para resolver problemas complexos relacionados com a gestão da paisagem e ecossistemas e a produção de alimentos, fibras e energia, no contexto das Engenharias Alimentar, Agronómica, Florestal, Ambiental, Zootécnica, e ainda de Biologia e Arquitectura Paisagista.

Queremos que os nossos alunos tenham oportunidade de viver uma experiência noutras universidades europeias através do programa ERASMUS, podendo fazer uma parte do seu curso numa das universidades nossas parceiras.

Temos um programa de mentorado promovido pela AlumnISA, favorecendo a integração dos estudantes no mercado de trabalho, e uma incubadora de empresas tecnológica, a INOVISA, onde os alunos podem formar a sua própria empresa aplicando os conhecimentos adquiridos.

Acolhemos um número crescente de alunos internacionais que no ISA beneficiam de uma formação de elevada qualidade mas também de múltiplas atividades desportivas, culturais e de uma animada vida noturna fruto da nossa localização privilegiada na capital do País.

Estudar no ISA é estabelecer para sempre um laço afetivo à escola.

Professora Doutora Amarilis de Varennes

Presidente do Instituto Superior de Agronomia