You are here

Mensagem do Presidente do ISA

Mensagem do Presidente do ISALisboa, 8 de Setembro de 2020

Caras/os Estudantes,

Veio-me agora à memória uma citação que ontem encontrei num livro de um jovem autor português; “Não desistimos. Recomeçamos”. No fundo, é isso que estamos a fazer neste inicio do ano letivo 2020/2021. Não desistimos. Acolhemos os novos estudantes, reencontramos muitos outros e preparamo-nos para ensinar o melhor que sabemos sobre as matérias que farão o corpo de conhecimento da licenciatura ou mestrado nos domínios em que o Instituto Superior de Agronomia é especialista, nas engenharias agronómica, alimentar, ambiente, florestal, zootécnica e nas áreas das ciências biológicas e da arquitectura paisagista. 

Estamos com a vontade e a energia necessária para mostrar-vos o que devem aprender e o conhecimento que devem adquirir. Essa será a base da cultura técnica e cientifica que fará a diferença e irem mais além na futura vida profissional que vos espera. Mas é verdade...não será bem como habitualmente. No website do ISA (https://www.isa.ulisboa.pt/vida-no-isa/destaques/noticias/20200903-ano-letivo-202021) estão as regras que seguiremos neste semestre, o cenário 1, um híbrido de ensino presencial com algum ensino à distância. É mau? É, mas será menos mau que no semestre passado. Será melhor porque, graças ao esforço de contenção que demonstramos e à experiência que adquirimos, com prudência e muita cautela, mantendo as regras sanitárias, devemos conseguir manter esta doença com uma taxa de contaminação que permite ao nosso sistema de saúde enfrentá-la e reduzir a sua penetração em pessoas de saúde mais frágil. Teremos todos os cuidados...e teremos o não-desejado plano B se correr mal este cenário inicial. Em muito depende de cada um de nós o sucesso de todos. Temos de ser solidários e conscientes neste combate. Esforçamo-nos por obter a certificação sanitária “desinfection monitored” atribuído por uma reputada empresa do sector, algo que nos deixa mais tranquilos, mas que não nos impede de contribuirmos para a sua manutenção. Manter a desinfeção e a segurança nos espaços públicos é um trabalho de todos, não apenas das equipas de limpeza!

Em suma, este semestre ainda vai ser algo estranho, mas o próximo já será menos. No entanto, não queremos perder as boas práticas pedagógicas inovadoras que muitos docentes desenvolveram e o esforço que alguns colocaram em preparar materiais para um bom ensino à distância. A modalidade de ensino à distancia também possui aspetos muito positivos, sendo o primeiro deles a capacidade em ensinar para o mundo, quebrando os muros da Tapada. Claro que o ensino virtual não abarca tudo aquilo que é educação e formação cívica no sentido mais lato, por isso tem de ser aplicado em circunstâncias especificas. Claro que existem aspetos a corrigir, mas vamos procurar manter o melhor, essa também é a nossa aposta.

Queremos criar oportunidades para se exprimirem, para dar espaço à vossa iniciativa e poderem fazer a diferença na sociedade. Envolvam-se através da v/ Associação de Estudantes, que também sabemos estar sempre disponível e ativa. Não hesitem, façam parte desta comunidade académica. Somos, deste lado, quase 400, entre docentes, técnicos e administrativos, investigadores e bolseiros de investigação. Deste lado também, a direção da Escola está empenhada em fazer o melhor. Por outro lado, as perspetivas financeiras sombrias que sabemos estarem próximas, mais nos animam a pensar diferente e a procurar fazer uma Escola e um campus universitário sustentável de todos os pontos de vista. 

Temos a obrigação de vos encorajar a debater os desafios que estão a ser colocados neste século a todas as escalas, desde o campus da Tapada da Ajuda até ao nível planetário, no mundo rural e no mundo urbano. Partilhar ideias é muitíssimo bom, gerar conhecimento é melhor e fazer é magnifico. Por tudo isto, não desistimos e recomeçamos! Bem vindos ao ISA.
 

António Guerreiro de Brito
Presidente do Instituto Superior de Agronomia