You are here

Mensagem do Presidente do ISA

Mensagem do Presidente do ISALisboa, 3 de Setembro de 2018

Estimadas/os Estudantes,

A Universidade de Lisboa inicia agora o ano letivo 2018/2019. A todos os que ingressam nos estudos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento do Instituto Superior de Agronomia (ISA) desejo dar as boas vindas, com uma referência particular para aqueles que, não sendo de Lisboa ou nem mesmo de Portugal, estarão connosco. Todos vocês trazem experiências e possuem expectativas e projetos diferenciados mas agora, durante pelo menos mais um ano, partilharemos a realidade de sermos membros da comunidade “Instituto Superior de Agronomia”. Juntos estaremos imbuídos da mesma tradição e história que faz do Instituto Superior de Agronomia uma instituição de referência no ensino superior e do campus da Tapada da Ajuda um ótimo lugar para estar e ser.
 

Os estudantes são a razão de existência do Instituto Superior de Agronomia. Novamente, uma parte significativa do vosso tempo até ao final do segundo semestre irá ser despendido em processos de aprendizagem. É natural. Consolidar conhecimentos, adquirir métodos e saberes específicos, pensar de forma sistémica e ter vontade de inovar e empreender, acreditando que todos os problemas encerram oportunidades e permitem soluções da qual vocês podem fazer parte, esses são os principais vectores do ensino@ISA. Neste contexto, a nossa visão é, nunca o esqueceremos, fazer do Instituto Superior de Agronomia uma escola com impacte, orientada para os interesses da comunidade e com capacidade para transformar a realidade ao nível local, nacional e internacional. Como sabem, o Instituto possui um modelo de ensino estruturado em dois ciclos independentes seguindo o modelo base definido pela Declaração de Bolonha, o primeiro de licenciatura e o segundo de mestrado. Os sete cursos de licenciatura continuarão a suportar a base do ensino e, em termos de estudos de segundo ciclo (mestrado) e terceiro ciclo (doutoramento), estamos envolvidos em mais de uma dezena de cada um deles, muitos com uma colaboração importante de outras instituições, nacionais e internacionais. Em todos ele queremos providenciar um ensino de qualidade para uma aprendizagem inspiradora.

Estão aqui para progredir no conhecimento, portanto, não posso deixar de vos dizer o óbvio; estudem! Como bem sabem, o que vos acontecerá no final do semestre será, em grande parte, o resultado do que tiverem decidido fazer ao longo do semestre, não apenas uns poucos dias antes dos testes ou dos exames. Mas não se esqueçam, o objectivo é aprender, não é apenas passar de ano. No entanto, não estudem apenas. Esta Escola é inclusiva e plural, incentivando pensamentos diferentes e originais. Encorajo-vos a participarem em atividades extracurriculares, cuja oferta pela academia e por toda a cidade de Lisboa não é pouca. Entre o desporto, a cultura e o voluntariado social, não faltam ofertas. Acrescento, por isso, desafiem-se!

Gostaria também de informar, aqueles que ainda não sabem, que este ano lectivo marca o começo de um percurso de quatro anos para uma nova equipa dirigente do Instituto Superior de Agronomia. Temos projetos para melhorar a eficácia e eficiência da missão do Instituto e estaremos dedicados a cumprir as prioridades que elencamos no nosso programa de ação, por forma a garantir, para as próximas gerações, a melhor Escola nos domínios em que leccionamos. Asseguro-vos que estamos comprometidos a enfrentar a complexidade dos desafios com uma estratégia clara, atentos às oportunidades e sem menosprezar as ameaças. Manter-vos-emos a par do que iremos fazer, privilegiando o diálogo com a Associação de Estudantes e, sempre que for mais apropriado, diretamente convosco. A porta do Conselho de Gestão estará aberta, também a dos restantes órgãos em que os estudantes marcam presença – Conselho de Escola, Conselho Pedagógico e Assembleia de Escola.

Lutem para fazer hoje melhor que ontem e continuem a aprender, de forma inteligente, para encontrar novos horizontes profissionais, mas também pessoais. Embora cada um com o seu papel, sabemos que o sucesso de uns será o sucesso de outros e o fracasso terá o mesmo sentido para todos. Podem contar com o Instituto Superior de Agronomia para fazer evoluir o vosso talento e atingir objectivos. Nós contamos convosco!


António Guerreiro de Brito

Presidente do Instituto Superior de Agronomia