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Inscrições

Inscrições semestre par 2020/2021

Informam-se os alunos que as inscrições nas unidades curriculares e respetivas turmas de segundo semestre ocorrerão, online, entre os dias 1 e 3 de fevereiro. As inscrições online iniciar-se-ão dia 1, pelas 9h00 e finalizar-se-ão às 23h59 de dia 3 de fevereiro. 

Para os alunos repetentes, as inscrições em turma irão ocorrer nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Os alunos que ingressaram num curso de 1º ciclo no ISA, no presente ano letivo, ficarão automaticamente inscritos pelos serviços académicos nas unidades curriculares e respetiva(s) turma(s) até ao dia 3 de fevereiro, inclusivé.  

Quaisquer questões relacionadas com as inscrições deverão ser efetuadas preferencialmente via fénix, através da submissão de um formulário de suporte ou através do email: dacademica@isa.ulisboa.pt

Regras Especiais de Funcionamento do 2º semestre de 2020/2021

Na sequência da situação pandémica que atualmente se vive e dos sucessivos estados de emergência que têm vindo a ser implementados, o Conselho Pedagógico aprovou, na sua reunião de 29 de janeiro, o seguinte conjunto de regras especiais para o funcionamento do 2º semestre do ano letivo de 2020/2021.

1 – Como já foi divulgado, as aulas no ISA têm início no dia 8 de fevereiro de forma inteiramente online.

2 – Não existirá nenhuma pausa por altura do Carnaval.

3 – São definidos dois cenários possíveis, em função da evolução da situação pandémica (ver mapas em anexo com ambos os cenários). O cenário A pressupõe a possibilidade de ter atividades letivas presenciais a partir da Páscoa e o Cenário B pressupõe que apenas poderão haver atividades presenciais no final do semestre. A decisão sobre qual dos cenários a adotar será tomada, o mais tardar, até 15 de março de 2021.

Cenário A

A.1) Neste cenário assume-se que a partir da Páscoa podem ser realizadas atividades presenciais, como aulas e avaliações.

A.2) O semestre letivo tem início a 8 de fevereiro e termina a 4 de junho, prevendo-se um total de 13 semanas de aulas.

A.3) Na semana de 29 de março a 2 de abril não poderá haver atividades letivas, correspondendo a um período de férias da Páscoa e pausa pedagógica.

A.4) Os exames da época normal de 1º semestre em falta, bem como os exames de época especial de todos os anos (com exceção do 1º ano das licenciaturas), serão realizados de forma presencial num período de 3 semanas a seguir à Páscoa, entre 5 e 23 de abril.

A.5) Durante o período referido no ponto anterior, não poderão ser marcadas aulas nem qualquer tipo de avaliação ou prazo para entrega de trabalhos, além dos exames previstos relativos ao 1º semestre.

A.6) Na semana de 26 a 30 de abril, são retomadas as aulas (no formato online ou misto, consoante a situação pandémica permita) mas não poderão ser marcados testes ou entregas de trabalhos que impliquem um elevado grau de dedicação ou estudo prévio por parte dos alunos.

A.7) Os exames do 2º semestre decorrem entre 14 de junho e 9 de julho (época normal) e entre 12 e 23 de julho (época especial)

A.8) Os exames da época especial do 1º semestre do 1º ano das licenciaturas decorrem entre 6 e 10 de setembro de 2021.

Cenário B

B.1) Neste cenário assume-se que as atividades presenciais apenas podem ser realizadas no final do semestre.

B.2) O semestre letivo tem início a 8 de fevereiro e termina a 14 de maio, prevendo-se um total de 13 semanas de aulas.

B.3) Os exames do 2º semestre decorrem entre 24 de maio e 18 de junho (época normal) e entre 21 de junho e 2 de julho (época especial)

B.4) Os exames da época normal de 1º semestre em falta serão realizados entre 5 e 23 de julho.

B.5) Os exames da época especial de 1º semestre serão realizados entre 6 e 17 de setembro de 2021.

4 – No presente ano letivo, devido a toda a perturbação causada pela pandemia, todos os alunos poderão, excecionalmente, usufruir das épocas especiais de ambos os semestres desde que tenham frequência válida.

5 – Todas as UCs do 2º semestre com menos de 50 alunos inscritos terão, obrigatoriamente, de adotar um modelo de avaliação contínua que preveja a possibilidade de os alunos dispensarem de exame final. Devido à dificuldade em saber o número de alunos inscritos no início das aulas, considera-se, para este efeito, o número de alunos inscritos no ano passado em cada UC.

6 – Tendo em atenção as dificuldades acrescidas que o ensino online pode acarretar para muitos alunos, recomenda-se que exista tolerância na exigência de presença em aulas online como condição de obtenção de frequência.

7 – O planeamento das aulas do 2º semestre deverá prever as duas seguintes possibilidades:

a) a possibilidade de se poderem realizar aulas presenciais numa parte do semestre

b) a possibilidade de todo o semestre letivo ocorrer em regime online.

 

 

 

8 - Caso a evolução da situação pandémica não permita efetuar nenhuma avaliação presencial durante o corrente ano letivo, assume-se o Cenário B acima descrito, com todas as avaliações a serem realizadas de modo online.

9 - Os calendários de exames, com as datas para os exames de cada UC, serão divulgados posteriormente pelo Conselho Pedagógico.

10 – Quaisquer dúvidas sobre a interpretação destas regras e sobre casos omissos deverão ser esclarecidas com o Presidente do Conselho Pedagógico (Prof. Miguel Mourato) ou com a Vice-Presidente do ISA (Prof. Helena Oliveira).

Aprovado na reunião do Conselho Pedagógico de 29 de janeiro de 2021

Matrículas/Inscrições 2020/2021 - semestre ímpar

 

Semestre ímpar

1º ANO do 1º CICLO - 1ª fase do Concurso Geral de Acesso ao Ensino Superior

As matrículas/inscrições decorrerão online entre 28 de setembro, a partir das 10h00 e 2 de outubro (até às 17h00).

1º ANO do 1º CICLO - 2ª fase do Concurso Geral de Acesso ao Ensino Superior (se aplicável)

As matrículas/inscrições decorrerão online entre 15 (a partir das 12h00) e 19 de outubro de 2020 (até às 17h00).

1º ANO do 1º CICLO - 3ª fase do Concurso Geral de Acesso ao Ensino Superior (se aplicável)

As matrículas/inscrições decorrerão online entre 30 de outubro (a partir das 11h00) e 3 de novembro de 2020 (até às 17h00).

Em qualquer uma das fases de ingresso serão requeridos os seguintes documentos necessários para submissão no ato de matrícula online:

  • B.I ou Cartão de Cidadão (frente e verso);
  • Cartão de Contribuinte;
  • Fotografia (submetida no sistema);
  • Boletim de vacinas com a vacina do Tétano em dia.

Para apoio ao processo de matrícula/inscrição deverá consultar:

  Manual de Apoio às Inscrições Online Manual de Apoio às Inscrições Online

Importante

Para aceder ao Portal Académico Fénix e efetuar a sua matrícula/inscrição, os alunos admitidos deverão primeiro ativar a sua conta de utilizador do ISA, através da página https://www.isa.ulisboa.pt/di/servicos/online/credenciais/ativar, usando os dados de ativação, que serão recebidos por SMS (nome de utilizador atribuído, e código de acesso à página). Além do Fénix, a conta de utilizador do ISA permite o acesso a muitos outros recursos, tais como a rede Wi-Fi 'eduroam' ou os computadores dos laboratórios de informática, entre outros.

O serviço de apoio às inscrições estará disponível a partir das 10h00 do dia 28 de setembro através das seguintes vias de contato:

Números de telefone: 213653121; 213653119; 213653116; 213653236.
 

 

Regimes Especiais de Acesso ao Ensino Superior

Os alunos ingressados através dos Regimes Especiais de Acesso ao Ensino Superior poderão concretizar a sua matrícula também online entre os dias 1 e 9 de outubro

Os documentos necessários para submissão no ato de matrícula online:

  • Documento de Identificação (frente e verso);
  • Cartão de Contribuinte;
  • Fotografia (submetida no sistema);
  • Boletim de vacinas com a vacina do Tétano regularizada.

 


Matrículas para os regimes de ingresso: Reingressos e Mudança de par Instituição/Curso, bem como Concursos Especiais para Titulares de Outros Cursos Superiores e Maiores de 23 anos.

Para os candidatos admitidos para estas modalidades de ingresso, as matrículas decorrerão online entre 14 e 18 de setembro de 2020.

 

Concurso Especial para Estudante Internacional

Para os candidatos que ingressem para cursos de 1º ciclo, as matrículas decorrerão online entre 14 e 18 de setembro de 2020.

Para os candidatos admitidos a cursos de 2º ciclo, as matrículas decorrerão online entre 3 e 11 de setembro de 2020.

No dia 3 de setembro as inscrições iniciar-se-ão às 10h30.

 

Para os restantes anos:

A renovação de inscrição dos alunos do ISA deve ser efetuada online entre os dias 3 e 11 de setembro de 2020. 

No dia 3 de setembro as inscrições terão início às 10h30.

A inscrição deverá ser feita em: Fénix - Portal Académico [NOVA PLATAFORMA]. Caso tenha alguma dúvida no processo de inscrição, poderá consultar o Manual de Apoio às Inscrições Online.

 

A inscrição online aplica-se também para:

  • Todos os alunos que ingressem, pela primeira vez, num 2º ciclo de estudos.

 

A inscrição em turma para alunos em cujas unidades curriculares reprovaram no ano letivo anterior deverá ser concretizada entre 14 e 18 de setembro de 2020.

 

Aviso

Alertamos para o facto de que os alunos que se candidataram e foram admitidos ao ISA, previamente ao ato de concretização da sua matrícula/inscrição (a qual implica inscrição em unidades curriculares e em turmas) deverão proceder à formalização de candidatura no sistema Fénix no período que antecede o ato de matrícula.

Nota: não se aplica aos alunos admitidos via DGES, através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público. Para estes alunos, o registo no Fénix será efetuado no momento da matrícula.

 

Os candidatos admitidos que tenham obtido creditações, deverão junto da Divisão Académica proceder à regularização da sua situação académica, para que possam concretizar posteriormente a sua matrícula online.

O pedido de creditação é efetuado online, no Fénix (Aluno -> Serviços Académicos -> Pedidos de Creditação) e de uma só vez no ato de ingresso num determinado ciclo de estudos (matrícula), ou de reingresso ou de inscrição num ano letivo. Esta limitação impede, porém, pedidos de substituição de unidades curriculares nos casos em que tal possibilidade esteja prevista e seja autorizada pelos responsáveis pelos cursos/ciclos de estudos.

 

O serviço de apoio às inscrições estará disponível a partir de 3 de setembro através das seguintes vias de contato:

números de telefone: 213653121; 213653119;
pedido de suporte fénix: preenchimento do formulário de suporte acessível na área pessoal de aluno.